terça-feira, 1 de dezembro de 2015







Educação Médica Continuada: aprimorando conhecimentos


A Educação Médica Continuada (EMC) ou Continuing Medical Education (CME), em inglês, é um excelente meio que o profissional da área da saúde tem para avaliar e aprimorar seus conhecimentos. Já utilizada em vários periódicos do exterior, foi lançada no Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS), na época ainda Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV), na edição 24.1, em 2009.
Acessar o sistema é simples. Em cada edição do BJCVS (www.bjscvs.org), há quatro artigos com o ícone do CME. Basta clicar no ícone, e a página do CME será aberta. Para acessar o teste, o interessado precisa inserir login e senha com os quais se cadastrou no site. Será aberta uma nova página, com as instruções e o resumo do artigo, no qual há um link para o conteúdo completo. Para iniciar o teste, clicar em “Perform this activity (Test)”.
Cada artigo tem cinco questões, com respostas de múltipla escolha. Após a finalização, o sistema indicará a porcentagem de perguntas respondidas corretamente (por exemplo, 60%). Caso isso ocorra, o leitor deverá continuar o teste, relendo o artigo e respondendo novamente as questões incorretas, as quais estarão indicadas. O sistema não recarrega de forma automática, justamente para incentivar uma nova leitura do artigo. Ao acertar 100%, aparecerá uma explicação sobre as respostas corretas e será possível acessar o trecho do artigo ao qual cada uma se refere.
O sistema é proativo e visa incentivar o leitor a aprofundar-se na leitura do artigo.
Após finalizar, o leitor acessa o formulário de avaliação, com sete perguntas. É muito importante responder esse questionário para que o Corpo Editorial do BJCVS possa adequar o CME às necessidades dos leitores. Ao preencher todo o formulário de avaliação, o leitor será direcionado para uma página com a listagem dos testes realizados e poderá imprimir ou salvar em seu dispositivo o certificado.

É importante lembrar aos que farão a prova de Título de Especialista de 2016 que os testes de CME das edições 29.4 a 30.3 valerão cinco pontos na nota final.


Ricardo Brandau
Executive Editor
BJCVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário